A juventude não foi feita para o prazer, mas sim para o heroísmo!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

4º Acampamento em Itapecerica da Serra da Ação Jovem



 
Ricardo Toledo
               A Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz promoveu entre os dias 15 e 18 de novembro, em Itapecerica da Serra-SP, mais um acampamento para a formação da juventude.

Jovens provenientes dos estados de SP, MG, RJ, e PR reuniram-se durante estes três dias para participar das intensas atividades combinando reuniões de estudos, orações e lazer.

Cada dia começava com um despertar sob sons de apito e gaita de foles; os jovens dirigiam-se ao pátio a fim de se formarem em fila para a contagem. Logo em seguida, recitava-se as orações da manhã, e após  todos estarem prontos, rezava-se um terço em conjunto.

Um cortejo então se formava, cantando músicas em louvor a Nossa Senhora, e se se dirigia para o café da manhã, ocasião de muitas conversas de diversos temas relacionadas às reuniões de estudos dos dias anteriores.

As reuniões de estudos aconteciam logo após o café da manhã e preenchiam o período da manhã de cada dia. O leitmotiv foi “Piedade e Combatividade: dois aspectos imprescindíveis do verdadeiro católico”. Alguns dos temas foram: Vida de Madre Maria de Jesus Torres e as revelações de Nossa Senhora do Bom Sucesso; origem e milagres da Medalha Milagrosa; a resistência católica no cerco de Alcázar de Toledo; origem, poder e eficácia do Santo Rosário; Simon de Montfort e a Cruzada contra os albigenses; História do quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho; o método de luta e de apostolado de Plinio Corrêa de Oliveira, intrépido lutador católico.

A tarde era reservada para diversos tipos de jogos. Os mais esperados eram o jogo de paintball e jogos medievais (competição entre equipes onde há diversas provas físicas como arremesso de lança, corrida de obstáculos, entre outros).

Em uma das noites, foi montada uma enorme fogueira, e ao longo da noite os jovens se revezavam em vigília que durou toda a madrugada, entre orações, contos, sempre mantendo acesa a fogueira.
Contando com substanciosas refeições, no sábado foi servido um saboroso churrasco e a noite um inesquecível jantar medieval sendo o menu, filé mignon suíno em pequenas rodelas coberto com bacon , servida com batatas ao molho de mostarda e mel, que saboroso! Para “fechar com chave de ouro”, houve uma deliciosa feijoada no almoço de domingo dia 18.
 
Todos saíram com ânimos acrescido e vontade revigorada para se manterem fiéis a Nossa Senhora e à doutrina católica, nestes dias tão conturbados, sobretudo para a juventude. Demonstraram seu desejo de voltar no próximo acampamento e trazer novos jovens para mais alguns dias de reuniões de estudo, jogos e oração.

Nenhum comentário: