A juventude não foi feita para o prazer, mas sim para o heroísmo!

sábado, 1 de julho de 2017

Heroísmo e Honra é o que a Juventude tanto sente falta



Num mundo que continuamente nós somos levados a ficarmos reféns das novidades pelas novidades, num frenesi sem igual, seja pelos smartphones, vídeos games, modas e uma avalanche de coisas, numa busca desenfreada de preencher um certo vazio de alma, tendo como principal vítima a juventude, causando nela uma espécie de sensação de estar cheio de nada e vazio de tudo, por não serem estes os verdadeiros anseios que tanto procura. Diante deste frenesi, o que poderíamos dizer desta onda de jovens que se automutilam rumo ao suicídio, no macabro jogo de desafio de codinome “Baleia Azul”?




Nesta debilidade que a juventude sofre o Instituto Plinio Correa de Oliveira e a Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz vem preenchendo esta lacuna, promovendo mais um acampamento regional demostrando que os valores do Heroísmo e da Honra vem ao encontro desta carência, que forjou inúmeras almas de escol ao longo da história.

O 5º Acampamento de Campos dos Goytacazes e região em prol da juventude aconteceu este ano entre os dias 15 e 18 de junho, feriado de Corpus Christi, em uma fazenda nas cercanias da cidade Bom Jesus de Itabapoana – RJ, fazenda esta muito aconchegante tiveram presente entre 12 a 18 participantes.



Antes de iniciar o acampamento foram feitos pelos os jovens o tradicional tapete de Corpus Christi em Cardoso Moreira -RJ, em seguida foram a Missa e Procissão, e a noite dirigiram para a fazenda. O programa se iniciou propriamente na sexta-feira e terminou no Domingo a tarde com a Missa na igreja Imaculado Coração de Maria na cidade de Cardoso Moreira.





Nestes dias, houve reuniões na parte da manhã com os seguintes temas: Cerco de Malta; Como a Igreja construiu a Civilização Ocidental; Batalha de Lepanto; No que consiste nossa Honra; Contraste: 4 Revolução vs Reino de Maria e A importância dos Escapulário; no qual o papel do Heroísmo e da Honra foi protuberante.  












Na parte da tarde ficava para diversas atividades, bem como jogos e competições entre as equipes, denominadas: Águias de Lepanto e São Miguel Arcanjo. Já a noite ocorreram o jogo da lanterna, vigília na fogueira e cantos.

Foi possível fazer um Terço público junto a uma Imagem de Nossa Senhora das Graças numa praça ao lado do Colégio Sesmaria com os moradores da região. Ao toque de trompetes e caixas foi entoado canções entre um mistério e outro do terço. No final foi comentado algumas palavras a respeito do Centenário de Fátima, 300º anos de Nossa Senhora Aparecida e a importância de rezar o terço, contando com mais de 40 devotos. 
Para formação de uma juventude casta e forte, atos de piedade não podiam faltar; todas as manhãs, depois do almoço e no final da tarde se rezava o terço em equipe, além de contar com a assistência espiritual e a Santa Missa. Foi possível, que no final do acampamento aos jovens que ainda não tinham recebido o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, tiveram a graça de recebê-lo.












Também não podia faltar o desejado churrasco, feito com muita dedicação e o “Jantar Medieval” com seu ambiente sereno e aprazível, que contou com a participação do Pe. David Francisquini e amigos em animadas conversas. Agradecemos a todos e até o próximo acampamento.





***
Então Jovem! Se quereis realmente preencher este vazio, encontrarás apenas nos verdadeiros valores, como o Heroísmo e a Honra. Com eles encontrarás o que tanto buscais e não mais sentirás a ansiedade que traz esta falta... 






Nenhum comentário: