Marcio Coutinho
No dia 12 de outubro deste ano, comemorou-se o octogésimo aniversário do Cristo Redentor, que tem como pedestal o Corcovado localizado na Cidade Maravilhosa.
Para comemorar tal data, neste mesmo mês, no dia 30 de outubro, festa de Cristo Rei, o movimento Peregrinos de Cristo Rei promoveu uma peregrinação até o Cristo Redentor onde foi realizada uma Missa no rito tridentino, na capela de Nossa Senhora Aparecida, situada aos pés do Cristo. O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas de diversas partes do Brasil.
Partindo da Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista, num trajeto de cerca de 10 km , com cantos tradicionais, orações, ladainhas e estandartes religiosos, os peregrinos caminharam até o “Trem do corcovado” para assim subirem até o Cristo Redentor e assistirem a Santa Missa.
Cantos gregorianos acompanharam a celebração da Missa e a homilia chamou a atenção de todos sobre a importância dos valores morais e dos símbolos religiosos. Por se tratar de uma capela pequena, a maioria das pessoas ficou do lado de fora sob a ação de um forte vento que podia bem simbolizar a ação de um mundo ateízado que pretende varrer a Civilização Cristã da face da Terra, mas, a exemplo do próprio Cristo Redentor, todos ali presentes permaneceram intrépidos.
A tradicional peregrinação, que há anos não se realizava, iniciava seu trajeto na atual Antiga Sé, Igreja Nossa Senhora da Candelária, e se desdobrava até o Corcovado. Para os Peregrinos de Cristo Rei a restauração dessa manifestação religiosa foi um desafio vencido, a qual todos os participantes, aos pés do Cristo Redentor, pretenderam realizar novamente, no próximo ano, na solenidade de Cristo Rei, restaurando também o trajeto original.
Um comentário:
Parabéns pela participação, ficou linda a peregrinação, que Nosso Senhor Redentor do mundo, possa lhes retribuir
Deo Gratias!
Postar um comentário