Marcio Coutinho
No dia 1º de agosto, longo engarrafamento em Ashland, Kentucky, para comprar na rede Chick-fil-A e apoiar a familia tradicional. |
A rede de lanchonetes
americana Chick-fil-A, conhecida pelos seus sanduíches de frango – com
mais de 1.600 filiais –, costuma doar parte de seu lucro às campanhas
pró-família que, dentre outras ações, promovem ações contra o chamado
“casamento” homossexual.
A Folha de São Paulo
(27/7/2012) informa que Dan Cathy, presidente da rede, “pronunciou em
entrevistas que a empresa segue “a definição bíblica” de família para
justificar as doações”, e que a página da rede no Facebook diz quea empresa
sempre “aplicou princípios bíblicos, como fechar aos domingos e doar parte do
lucro”.
Tal declaração suscitou
ferozes reações de movimentos favoráveis às práticas homossexuais que
qualificaram o sanduíche como “frango do ódio”. Thomas Menino, prefeito de
Boston – cidade onde o dito “casamento” entre pessoas do mesmo sexo foi
legalizado – prometeu “vetar a abertura de uma filial na cidade”. Logo em
seguida o prefeito foi “criticado em editoriais por atentar contra a liberdade
de expressão”. Apoiando o boicote à rede, a empresa dona dos personagens
Muppets “rompeu o contrato que tinha feito para fornecer brindes à Chick-fil-A
por causa de sua posição anti-homossexual”.
Em Fresno, Califórnia, em 1ºde agosto, formou-se uma longa fila para comprar o sanduíche de frango. |
Entretanto, reações
entusiastas a favor da rede “pró-família” logo se fizeram sentir. Mike
Huckabee, governador do Arkansas, manifestou-se contrário às campanhas de
boicote feitas à Chick-fil-A, e apontou a contradição: quando a esquerda
faz declarações de que empresas vêm dando apoio ao “casamento” homossexual, ao
aborto, ou a profanações, nenhuma represália vem à tona, mas, quando cristãos
afirmam valores tradicionais, são tachados de homofóbicos, fundamentalistas,
semeadores de ódio e intolerantes.
Neste contexto, em que a
questão religiosa americana se intensifica, Huckabee convocou a todos que
defendem valores familiares tradicionais para comprarem sanduíches no dia 1 de
agosto nas lojas do Chick-fil-A, o que ficou conhecido como “Chick-fil-A
Appreciation Day“.
Até Rick Santorum, figura
proeminente do Partido Republicano, mandou um e-mail com a seguinte mensagem:
“Ajude-nos a lutar pelos valores familiares tradicionais: coma frango”.
Mais de 640.000 pessoas se
comprometeram a participar de Chick-fil-A Appreciation Day.
No dia marcado houve imensas
filas para comprar sanduíches, além de congestionamentos quilométricos de
automóveis nos drive-thru. Ao longo do dia as filas iam aumentando. No final, o
sucesso foi tal que várias lojas ficaram sem matéria prima. Quando anunciavam
às pessoas nas filas que tal ou tal tipo de sanduíche tinha acabado, todos
aplaudiam. Algumas filiais registraram o aumento de 200% nas vendas, um record
mundial histórico para restaurantes de fast-food.
Há quem diga que a questão
religiosa se polarizou apenas nos EUA. Contudo, acontecimentos correlatos são
evidenciados a todo o momento pelo mundo afora, por exemplo no Brasil onde, na
sua ultima eleição, em 2010, Aborto, Família e Deus tornaram-se pauta eleitoral
e os próprios candidatos manifestaram um aumento súbito de piedade para tentar
acompanhar os anseios da população. É de se esperar que da próxima vez pelo
menos seus “diretores espirituais” (os marqueteiros), os ensinem a fazer o
Sinal da Cruz com a mão direita…
No momento atual, o Brasil
enfrenta uma nova investida dessa Revolução Cultural que quer fazer tremer as
instituições no mundo inteiro.
Então não deixe de protestar
contra as propostas anti-família do projeto do novo Código Penal Brasileiro. Envie
agora sua Petição ao Presidente do Congresso Nacional. Em que Ação Jovem está apoiando!
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